domingo, 16 de janeiro de 2011

As melhores coisas da vida são de graça parte 2.





Estou na praia, oooooo coisa boa!

Conheço gente que não gosta, mas é uma minoria, na realidade só conheço uma pessoa que não é muito fã de praia. Tá aí outra coisa de graça mas que eu pagaria caro pra ter: sol, mar, areia. Ok, é óbvio que se você não mora na praia, ir a praia não é de graça. A questão é que dá pra ser bem barato. Ir de ônibus não costuma ser caro, e se você conseguir amigos pra dividir a gasolina fica muito melhor. Se alguém tiver hospedagem pra oferecer muito bem, mas se não tiver também dá pra fazer o famoso "bate-volta". Poderia passar horas descrevendo a rotina de um "bate-volteiro". hahahhaha Pois é, é assim que eles se chamam, os surfistas que vão e voltam no mesmo dia pra pegar uma boa onda. E eles se divertem viu. Que tal testar a experiência?
Vale levar geladeira, sanduíche, guarda-sol. Só me faz o favor de recolher tudo depois da "farofada" :)

Agora a dica de saúde pra quem costuma ir a praia é a caminhada ou corrida na areia. Eu que odeio correr, mas quando estou na praia até arrisco, pq não tem coisa melhor que sentir o ventinho a beira-mar batendo no rosto e o som alto no fone.

E a caminhada ou corrida na areia tem muitas vantagens sobre a caminhada em solo estável. Por ser um solo irregular a gente aumenta a demanda muscular e trabalha muito a propriocepção*. Com o solo irregular suas articulações de membros inferiores (pé, joelho, quadril e até coluna) ficam o tempo todo mandando mensagens, e mais mensagens do que quando se caminha em um solo regular, para que o corpo faça ajustes adequados e consiga andar sem cair ou se machucar. 

Se você quiser aumentar ainda mais a dificuldade experimente andar na areia fofa.

Outra coisa que você pode fazer pra aumentar o grau de dificuldade é caminhar dentro d'água. Por conta da resistência da água é como se você adicionasse peso na ginástica.

Agora tem que tomar alguns cuidados. Com o sol claro, muita proteção, filtro solar, boné…. e se vai caminhar muito, ou correr, não esqueça o tênis. Já vi muita gente correndo sem tênis. Só pq a areia é fofinha não pense que não tem impacto, se você tiver alteração no arco plantar, o famoso pé chato** ou ao contrário, aquela curvinha do pé aumentada***, cuidado dobrado com o calçado e a pisada. Evite também os horários de sol intenso, prefira o começo da manhã e o fim da tarde. Além do calor e do sol a pino, pra medicina chinesa das 11h as 13h o meridiano do coração está no pico de seu funcionamento, então é um horário que você sobrecarregaria ainda mais seu sistema vascular com atividade física, conclusão, sobrecarga no coração, possível infarto. 

Pra quem odeia andar na praia, pq tem uma coxa "avantajada" e elas raspam uma na outra, e você volta pra casa toda assada a dica é passar vaselina na coxa. Ainda não experimentei, vou tentar. A dica é de uma amiga de amiga, que costuma correr, isso vale até pra quem não tem coxão mas corre, pq as vezes é inevitável.


Eu costumo explicar o que é propriocepção da seguinte maneira. Nosso músculo tem que ser forte mas também responder rápido ao que esta sendo solicitado. Por exemplo, você esta andando numa calçada maravilhosa de São Paulo, quando de repente pisa em um buraco e quase torce seu pé, mas alguma coisa acontece tão rápida que nem mesmo você consegue explicar como não torceu. Tenho certeza que a maioria, senão todos, já passaram por essa situação. Você não torceu seu pé, pq você tem músculos fortes no seu tornozelo que são capazes de segurar sua articulação, corrigindo o movimento, e mais, seu músculo além de forte está esperto, pq corrige o movimento tão rápido que não da tempo de estirar ligamentos e machucar outras estruturas. Essa resposta é a chamada propriocepção. A gente tem proprioceptores, que são espécies de sensores, nas articulações e nos tendões, eles percebem o movimento e mandam e recebem informações do cérebro e assim você sabe se precisa ajustar algum movimento.


*** Pé Cavo

** Pé Plano









Ilustração retirada do site www.runnersworld.abril.com.br
Aliás pra quem gosta de correr o site tem boas dicas, leitura fácil.


2 comentários: