quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

HIDRATE-SE

e não pára de chover em Sampa.... é água que não acaba mais... sim, 2h da matina e continua chovendo... água, água, água... é o tema de hoje...

Hoje estava tão quente que abandonei minha garrafinha de 500 ml e levei pra sala de aula logo um garrafão de 1,5L... e não é que precisou de refil??? só assim pra aguentar 4 horas se guidas de aula. Mas pera aí... olhei em volta e a única garrafa que vi foi a minha. ALUNOS LEVEM SUAS GARRAFINHAS.

No post de hoje participação da aluna de jazz, amiga e nutricionista Ana Carolina Costa... Ela fala um pouco sobre hidratação e deixa dicas...

A água é essencial na regulação da temperatura de nosso corpo e na manutenção da integridade e do bom funcionamento das células. É comum só lembrarmos de ingerir líquido quando estamos com sede, mas o simples fato de sentir sede já indica que estamos desidratados em algum grau. E o que muitas vezes acontece é que, ao matar a sede, não conseguimos repor todo o líquido necessário. Daí a importância de beber pelo menos oito copos de líquido – preferencialmente água – por dia.

Para aqueles que dizem que se esquecem de seguir essa recomendação, algumas dicas são: andar sempre com uma garrafinha na bolsa/mochila ou mesmo programar o despertador do celular para tocar em alguns horários do dia! Mas tome cuidado com o exagero: beber muito líquido de forma forçada também não é saudável! Tenha em mente que o bom senso é fundamental.

Durante o exercício, vale a mesma regra: não espere sentir sede para beber água, se possível faça pequenas pausas para se hidratar. E quanto aos repositores hidroeletrolíticos, como o Gatorade, usar ou não usar? Se a atividade durar até uma hora, não se deve usar, já que você não vai obter benefícios extras no rendimento e na saúde. Se a atividade durar entre uma e três horas, pode-se usar o repositor, caso desejado, com o objetivo de repor carboidratos – fornecem energia para a manutenção da atividade – e água, principalmente. Finalmente, se o tempo de atividade for superior a três horas seguidas, o uso do repositor é fundamental para repor carboidratos, água e também sódio, que é um mineral que deve estar em quantidades estáveis no sangue para o nosso organismo funcionar adequadamente.

Faça o teste!

Se houver a possibilidade, pese-se antes e depois do exercício físico habitual – lembre-se de usar roupas leves, que não absorvam tanto o suor; moletom, por exemplo, não é indicado – e faça a seguinte conta:
(peso inicial em kg – peso final em kg/peso inicial em kg) x 100

O resultado representa sua porcentagem de perda de peso durante o exercício. Valores até 1% são aceitáveis; acima disso, a pessoa deve procurar se hidratar melhor durante a atividade.

Recado dado....
A gente sabe que está acabando a água do mundo, mas vc pode economizar com banhos curtos, não lavando o carro toda semana, a calçada, reaproveitando a água que lavou a roupa pra lavar o quintal, etc etc etc...
Não precisa deixar de beber água... entendido???

Bjos e até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário