sexta-feira, 9 de julho de 2010

Depoimento de uma dançarina lesada!!!

Olá, quanto tempo hein?!?! 

ok, juro que não agüento mais começar meus posts com "quanto tempo", mas também não vou prometer escrever sempre porque esse ano está uma correria, aliás o post de hoje é sobre isso. Sobre a vida louca de tentar sobreviver com a dança, imagino que com qualquer tipo de arte, nesse país.

Hoje vou contar um pouco como é a rotina de um dançarino brasileiro sem patrocínio ou que não conseguiu entrar pras "panelas" dos projetos.
Trabalhar de segunda a segunda incluindo feriado, dar no mínimo 4 horas de aula e fazer mais umas 2 horas de aula por dia, e ter algum trabalho extra (no meu caso, a fisioterapia). Só assim você consegue empatar com o salário do seu amigo engenheiro. Dançando aproximadamente 8 horas por dia, alguns dias mais, alguns dias menos, o resultado não poderia ser outro = lesão.

Faz umas 3 semanas tive uma bela de uma contratura na cervical, ainda tenho um pouco de dor e limitação do movimento, mas está bem melhor e eu sei que poderia estar 100% com o tratamento adequado. Meu lado fisioterapeuta diria pra eu repousar, usar métodos pra combater a dor e a inflamação (eletroterapia, termoterapia, acupuntura, massoterapia), exercícios para restabelecer a amplitude de movimento e fortalecimento e alongamento pra prevenir recidiva, mas meu lado bailarina não pode perder aula, nem deixar de fazer espetáculo porque o salário diminui sensivelmente no fim do mês. O jeito é apelar pro antiinflamatório, pro relaxante muscular, o colar cervical e "bora" dançar.

O sonho??? receber um salário fixo pra ensaiar e não depender dos cachês, poder dar menos aula e ter suporte pra prevenir as lesões (fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas, etc.). Além do aumento da incidência de lesão, a qualidade dos dançarinos também é menor, uma vez que não temos tempo nem disposição para ensaiar, melhorar a técnica, condicionamento aeróbio, flexibilidade, força, etc etc etc. 

Fica aqui o desabafo de uma dançarina lesada (in many ways).

8 comentários:

  1. Anninha, q bom q vc postou novamente, obrigada por me dar o toque!
    Pois é, viver da arte é duro msm, acompanho a rotina de vcs lá na CDD e vejo o qto vcs suam, literalmente!! E obrigada por se lembrar dos nutricionistas no suporte de prevenção de lesões! ;O)
    Bjuz!

    ResponderExcluir
  2. Dançar é maravilhoso, ensinar melhor ainda... Mas nem tudo são flores..

    ResponderExcluir
  3. E como eu sei que nem tudo são flores, depois de 28 imobilizado devido uma fratura de estresse, que não está tão calcificada.... escuto do médico, a próxima só arrumamos com cirurgia. E eu vou viver do que? Quem vive de dança sabe? Se dá aula ganha, e se não dá, não ganha.

    Beijos

    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Pois é... O que posso dizer? Continuar sonhando? Quem sabe?
    Mas minhas dores tambem continuam a mil...
    A "cataflan" e o "dorflex" tinham que dar uma cota de lei rouanet pra nós... :D

    ResponderExcluir
  5. hahahhaha boa Frank. Vamos mandar o projeto!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha sou apaixonada por dança...tinha idéia que não é nada fácil dar aula e sobreviver de dança. Mas não tinha noção do quão sacrificada era essa vida.

    Torço por você conseguir ganhar "milhões", ser uma dançarina famosa, apesar de ficar triste por não me dar mais aulas...rsrs

    Beijos lindaaaaa...

    *.*Ana Carol*.*

    ResponderExcluir
  7. rsrr Valeu Carol.. mas olhas talvez as coias boas compensem o sacrifício.... Dançar é terapia, academia, e muito mais..

    Entao se queres dançar e viver d dança vai fundo... O problema nao é a dança, masquem deveria pagar po ela... Pq dinheiro tem, só precisa ser melhor dstribuído entre a classe artística....

    ResponderExcluir
  8. De fato preciso concordar com você...a classe artística é como muitas outras profissões..há muita desigualdade...

    Eu me formei em publicidade ano passado, mas o que eu sempre quis fazer mesmo é faculdade de dança. Talvez ano que vem eu consiga realizar esse sonho. Se tivesse começado antes, estaria com o corpo no lugar...rsrs

    Quem sabe um dia nos tornamos uma "ANA BOTAFOGO" e ganhar muito por aí, e viver viajando...hehehe

    Beijos...Beijos...
    *.*Ana Carol*.*

    ResponderExcluir