quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Inauguração do meu blog.

Olá queridos visitantes, dançarinos ou não, sejam bem vindos à minha coluna sobre dança e saúde.
Para inaugurá-la, decidi fazer um texto de apresentação. Apresentação minha, da coluna (não a coluna vertebral, essa eu apresentarei nos próximos posts), e dos temas que serão discutidos nesse blog.
Para aqueles que não me conhecessem, sou a Anninha, professora da Casa da Dança- Tati Sanchis, integrante dos Funk Fanáticos e da Cia. Discípulos do Ritmo. Dançarina e professora, mas também sou Anna Paula P. Siqueira, fisioterapeuta especialista em esporte, RPGista, massagista, acupunturista, e despretensiosa jornalista, espero que vocês aproveitem as dicas e mandem dúvidas, sugestões de temas e críticas.
Decidi me arriscar a escrever, porque nesses últimos anos, notei que dançarinos, e eu me incluo na categoria, sofrem do péssimo hábito de acharem que não são atletas. Talvez a culpa nem seja dos próprios dançarinos, mas da sociedade que considera a dança uma forma de arte e não um esporte. Realmente a dança possui algumas particularidades, e é mesmo uma forma de arte, mas é também um esporte e somos SIM atletas e devemos nos cuidar como tal.
A idéia desse blog, portanto, é disponibilizar informações de como cuidar do seu corpo, da sua alimentação, como alongar, fortalecer, para prevenir lesões e melhorar sua performance.
Quando cursei minha especialização em fisioterapia esportiva a frase que mais ouvi foi: ser atleta não é sinônimo de saúde. Pelo simples fato que faremos qualquer coisa, mesmo movimentos lesivos, para obter melhor performance no esporte que estivermos praticando. Sempre concordei com isso, mas hoje concordo em parte. É possível minimizar os danos causados ao corpo pelo esporte fazendo um trabalho preventivo. Se alimentando bem, dormindo bem e tendo um bom condicionamento físico. Não que eu seja cobaia das minhas idéias (risos), mas é como dizem: NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO, FAÇA O QUE EU DIGO.



Esse blogg não é só para pessoas que tem a dança como profissão, mas principalmente pros nossos alunos que usam a dança como atividade física. E siiiiim, ela é saudável quando praticada de maneira consciente. E possui tantos e tantos benefícios que ficaria horas escrevendo... vou deixar vcs curiosos e falar sobre os benefícios da dança no próximo post.



beijos e até o próximo post

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dra. Arrasooooooooo.. vou vir sempre aqui dar uma zapiada nas dicas.. vc é diva.. e ta me ensinando a lapidar a diva q habita em mim tb.. huauhahua! BjO!

    ResponderExcluir
  3. Eeeee!!! Parabéns Dra. Dançarina, serei sua seguidora!Sucesso! Bjos

    ResponderExcluir