quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

criança com tendinite no polegar? L.E.R? OI???

..... continuando com o assunto criança, cuide da sua....


Pois é, escutei essa história outro dia: uma criança de 6 anos que passava horas no video game e desenvolveu uma tendinite no abdutor do polegar (o músculo q faz nosso "dedão da mão" abrir). Claro que dei risada e achei que tivesse sido um exagero de um pai neurótico. 

Não é. Você já tentou jogar video game 2 a 3 horas seguidas?!?! Estou de férias e tentei a experiência. Mario pra matar a saudades. Não agento mais de 1 hora, os olhos começam a arder, e a mão a doer. No dia seguinte o polegar dolorido e não sei bem o que é. Ahhhh sim, lembrei, joguei Mario Bross a tarde toda. Agora imagina que eu tenho 28 anos, me considero uma atleta ultimamente (pois tenho dançado uma carga horária significativa) e tenho a musculatura da mão razoavelmente desenvolvida pq costumo com frequência fazer massagem e dançar modalidades que utilizam muito o trabalho no chão, onde sou obrigada a usar a força dos membros superiores. Se eu senti os efeitos do video game, dá pra imaginar em uma criança em desenvolvimento. O tendãozinho ainda fraquinho sendo obrigado a trabalhar tanto e tão inadequadamente.

Ahhh Anninha deixa de besteira, não vai deixar seu filho jogar video game??? Claro que vou, também não quero meu filho numa bolha, por fora da realidade. Mas é simples minha gente, bom senso PÔ. Não precisa deixar todo dia, o dia inteiro. Ofereça alternativas. Duvido você convidar seu filho pra brincar de pega-pega, jogar bola, dançar, pintar, ir ao parque, esconde esconde e ele negar. Fala a verdade?!?! é que dá uma preguiça!!!! OOOO larga de preguiça e vai se exercitar com seu filho. 

E falando em equilíbrio e bom senso, naõ precisa matar seu filho de tanta atividade física. Tudo em seu tempo. O fato é que desenvolver a parte motora é tão importante quanto a parte psicológica e inclusive uma auxilia a outra.

Falando um pouco sobre a dança, apesar de ser suspeita, acho uma ótima alternativa de atividade física. Lá na Casa da Dança, o trabalho com as crianças e adolescentes é bem legal. Isso pq não temos como objetivo a formação de bailarinos, claro que cedo ou tarde, a criança com maior aptidão e talento acaba querendo se profissionalizar. Mas isso tem que ser uma escolha da criança, que deve ser orientada sobre todas as possibilidades e sobre as verdades de ser um bailarino profissional. Nem tudo é glamour, sorriso, roupa e corpo bonito. Tem também dor, os problemas da competitividade, sangue e bolha nos dedos. Mas que é lindo é lindo. E se sua filha decidir ser bailarina, apoie!

Voltando. Lá na Casa, primamos a saúde e o bem estar da criança. E que bela atividade. Por ser uma atividade terrestre, ter algum impacto, auxilia na formaçao óssea, e contrariamente ao que se dizia, NÃO atividade física não atrapalha o crescimento, muito pelo contrário, se aplicada com responsabilidade. Além disso, trabalha movimentos articulares, fortalecimento, alongamento, consciência corporal, noção de tempo e espaço, ritmo e claro aprende a conviver com as outras crianças. Tudo isso com um tiquinho de disciplina, afinal ela precisa limites né. Vocês não acham que muita gente tempecado por isso? Disciplina não quer dizer botar criança ajoelhada no milho, usar o cinto, mas dar limites. 

Um comentário:

  1. Ola como anda as dores de tendinite, bursite, hérnia de disco dos alunos? Vamos eliminar?

    Tendinite, Bursite, Nervo Ciático, Hérnia de disco e outras dores.
    Dos 700 mil operadores no Brasil, pelo menos 15 % estão com a doença. Os demais podem estar no grupo de risco.
    PROFISSÃO DE RISCO.
    Motorista, Faxineiro, Balconista, Escrivão, Dentista, Protético, Bancário, Caixa de supermercado, Metalúrgico, Jogador de: Futebol, Tênis, Basquete, e Atleta em Geral e outras profissões.
    A DOENÇA PROVOCA.
    Dores, dormência, formigamento nos dedos, punhos, braços, cotovelos e ombros. Esses sintomas podem ser o começo de uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Essas são as definições para mais de 30 doenças ligadas as formas inadequadas de trabalhar. Entre as doenças mais conhecidas estão a Bursite (Inflamação das pequenas bolsas que ficam entre os ossos e os tendões e em articulações). Tendinite (Inflamações dos tendões) e a Tendossinovite (Inflamações do tecido que reveste os tendões).
    INFLAMAÇÃO
    A inflamação é um mecanismo de resposta do organismo á lesão tecidual, seja ela qual for a origem de agressão, (Mecânica Química ou Infecciosa). Aguda ou crônica ela depende de respostas hormonais e celulares, que senão tratada evolui para uma fase degenerativa. O processo inflamatório esta presente em uma gama de patologia, que nos molestam no dia a dia, sejam elas Agudas (Traumatismo, Cirúrgico ou Infeccioso) ou Crônicas (Artrite, Doença do colágeno e Artrose). Com a bioestimulação com o infravermelho nos tecido inflamado faz com que a célula proporciona uma diminuição de edema, liberando toxina, drenagem linfática, efeito analgésica, endorfina, enzima superóxido desmutase, controle sobre radicais superóxido, estimula a micro circulação, aumento do metabolismo celular, produzindo colágeno, elastina e divisão celular. Com isso elimina as dores, sem uso de medicamentos.
    Tudo isso sem medicamento.

    ledterapia@r7.com

    ledterapia@gmail.com

    Valdir Carvalho 48-88059746

    http://videolog.tv/ledterapia/videos/848215

    ResponderExcluir