segunda-feira, 12 de julho de 2010

Inverno X Cervical

Tá bom, o drama do post passado era pra introduzir o assunto de hoje...

Lembra do meu pescoço (pescoço = coluna cervical)  travado e dolorido???
o danado melhorou e piorou várias vezes..... é assim mesmo quando interrompemos o tratamento, bastou passar a dor a gente já começa a judiar do corpo de novo e a dor volta. 

Resolvi falar sobre a contratura cervical, ou o famoso TORCICOLO, porque é uma queixa comum no meu consultório, especialmente nessa época do ano. Muito provavelmente por conta do inverno. Nessa época é preciso cuidado dobrado, ao fazer exercício o tempo de aquecimento deve ser maior.
A gente esquece desse detalhe.
E de manhã??? pula da cama quentinho, atrasado pro trabalho, corre pro chuveiro, e de repente.... pá.... sem a menor explicação, você não consegue mais olhar pra um dos lados. Seus músculos da cervical se contraíram achando que corriam algum perigo.

Pra medicina tradicional chinesa, a entrada de vento nessa região também é causa de contratura. Bem na região da nuca, existe o que eles chamam de "portal dos ventos". Por isso é comum ver os orientais sempre com um lencinho no pescoço. Mesmo no verão. Aliás outra época do ano que somos muito afetados pelo vento é a primavera. Então aquele conselho da vovó: "se agasalha meu filho", pode começar a seguir. 

Mas o frio está longe de ser a única causa das contraturas. Tem gente que vive "travando" o pescoço por outros motivos: postura inadequada, traumatismos, doenças da idade como artrite, desgaste da articulação, e até disfunções da mordida.

Geralmente os sintomas melhoram espontaneamente com dias ou semanas. Mas se não tratada e com muitas recidivas você pode ganhar uma dor crônica. Por isso aconselho descobrir a causa da contratura e tratar não só os sintomas, mas a causa.

Pra quem vai fazer aula de dança no inverno, ou qualquer outro exercício, tente aumentar o tempo de aquecimento.
Professores, fiquem atentos aos alunos e certifiquem-se de que eles estejam realmente aquecidos antes de fazer movimentos com grandes amplitudes. Lembrando que quanto mais idade maior deve ser o tempo de aquecimento. E quanto menor o nível de treinamento também.
Eu gosto de evitar os ventiladores, mas as vezes não tem jeito, então leve sempre seu agasalho pra quando sair da aula, ou mesmo durante a aula.

É isso! Recado dado. No próximo encontro, pra quem quiser detalhes da coluna cervical, vou falar sobre anatomia, sobre os mecanismos de lesão, etc etc etc.

Boa noite e até a próxima!

PS.: adorei o pessoal comentando, continuem dando opiniões.... Aninha o próximo assunto: Fratura por estresse. Em sua homenagem!!!

5 comentários:

  1. Amei Aninha...parece um daqueles textos de profissionais chatos. Mas fui lendo e adorei! Deu para aprender um pouquinho, quem sabe um dia eu consiga ser uma professora tão maravilhosa quanto você.

    Beijos...Beijos...
    *.*Ana Carol*.*

    ResponderExcluir
  2. Eu sou profissional, mas eu sou legal....
    Bom, é o que minha mãe me diz... Rs

    ResponderExcluir
  3. Pode ir na da sua mãe então...você é legal sim...hehehe

    Beijos...Beijos...
    *.*Ana Carol*.*

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Anninha, não sabia que torcicolo podia ser causado por um "choque térmico", tipo, corpo quente e vento gelado... E eu às vezes esqueço de colocar o casaco qdo saio da aula... Ótimo post!
    Bjs!!

    ResponderExcluir